Não tenho conhecimento específico para fazer uma crítica culinária detalhada, mas tive muita vontade de compartilhar essa história. E, para quem gosta de viajar e experimentar a gastronomia local, recomendo que adicionem o Almacén Hugo Soca, Cocina Cacera na lista de Places to Go/Eat. Se quiserem descobrir o porquê, só ler este artigo.
COMO CHEGAMOS LÁ…
Em nossa passagem pela capital uruguaia no fim de dezembro, havíamos deixado pouco claro qual seria nosso roteiro e quais lugares iríamos visitar. Por esse motivo, no dia 24 de dezembro, quando optamos por ir até a Feria Ideas + não sabíamos muito o que esperar do evento. Talvez por ser um dia chuvoso e o último dia, além de ser véspera de Natal, não estivesse tão animado quanto imaginávamos que seria e não tinha nenhuma opção de comida, que foi uma das nossas principais motivações para ir até lá. Por isso, após passar por todos os estandes de artesanato, optamos por deixar a feira e caminhar pela cidade.
No primeiro momento, foi uma caminhada aleatória, mas aí me lembrei do restaurante temático do famoso seriado americano que ficava em algum lugar da cidade, o Central Friends Dinner & Coffee Shop, e confirmamos pelo Google Maps que estava próximo, então direcionamos nossos passos até lá. Em poucos minutos já chegamos, mas por não nos atentarmos a questão de horários diferenciados dessa época do ano, nos frustramos ao encontrá-lo fechado. Retomamos nossa caminhada, agora com o simples objetivo de encontrar um local “qualquer” para almoçarmos!
Na mesma quadra, fazendo o caminho reverso, nos deparamos com a fachada de um restaurante de esquina que estampava as palavras COCINA CACERA. Na primeira vez que havíamos passado ali não reparamos nisso, pois estávamos focados em encontrar o outro restaurante, mas agora estávamos abertos a outras opções e como comidinhas caseiras sempre tem um detalhe especial, decidimos entrar e tentar conversar com alguém para pedir se poderíamos dar uma olhada no cardápio.
A EXPERIÊNCIA…
Assim que entramos fomos prontamente recebidos, e mesmo que tenhamos dito que não havíamos feito reserva e só queríamos dar uma olhada no menu, com muita cordialidade nos guiaram até uma das mesas e avisaram que já iriam nos explicar sobre o menu. O gatilho de curiosidade estava ativado! haha
Logo em seguida, descobrimos que a pessoa que nos recebeu era o dono do restaurante, o cocinero Hugo Soca. Ele gentilmente nos explicou o conceito do cardápio e do restaurante, baseado em produtos locais que variam em disponibilidade e por isso o menu também varia bastante. Deixou claro a intenção de criar pratos genuinamente uruguayos e exaltar a gastronomia da região, nos mostrou seus livros e também nos deu um tempo para nos ambientarmos antes de indicar um garçom para nos atender.
Acredito ter sido o melhor atendimento que já recebi em um restaurante, e isso tudo foi antes mesmo de começarem a nos servir. Para somar nessa experiência, o ambiente era agradável e aconchegante, havia poucas mesas e uma música baixa no fundo. Foi fácil tomar a decisão de continuar ou não no restaurante, e pedir que nos apresentassem o cardápio do dia!
A COMIDA…
Ter feito essa refeição, tornou nossa viagem a Montevideo ainda mais enriquecedora e você pode viver isso também! =)
Informações adicionais:
Link Google Maps: Almacén Hugo Soca
Canal do Cocinero: De la Tierra al Plato
OUTRAS COMIDAS QUE EXPERIMENTAMOS NA VIAGEM
- Parilla: AMEI, saboroso e comeria de novo!
- Asado: prefiro o churrasco brasileiro, mas foi legal experimentar.
- Mostaza: é uma rede de fast food argentina, é bem semelhante com a qualidade das demais concorrentes do mercado que conhecemos no Brasil.
- Ricardito: um doce feito de merengue/ marshmallow e uma cobertura fina de chocolate. Gostei, mas tem doces semelhantes no Brasil que gosto mais!
- Bizcochos: medialunas, pivitos, e outros com nomes diferentes e igualmente deliciosos. Você os encontra em qualquer panadería pela cidade!
- Refrigerantes: provei um de sabor pomelo que achei OK, mas aí provei uma Fanta sabor MISTERIO azul que ganhou meu coração só pela estratégia de te tentar fazer adivinhar o sabor de verdade. Acho que era pêssego, mas vi pessoas na internet dizendo ser manga haha
- Pancho: no restaurante La Pasiva comi um pancho com salsicha húngara que me deixou com vontade de ter experimentado antes e ter tido a chance de comer mais vezes! Amei!!
Um abraço,
– Daia
Outros artigos que podem te interessar:
Daiane de Oliveira
Uma Potterhead viciada em café, apaixonada pela coleção de pandas que começou quase sem querer. Fã da Taylor Swift, assiste Gilmore Girls repetidamente, vive um relacionamento saudável e feliz, e recém começou a praticar yoga para ajudar a encontrar um balanço entre todas as suas atividades.