C
o
svg
svg0

Your cart is currently emptyReturn to shop

daia 29 de janeiro de 2023

Natal em Montevideo: caminhadas, museus, cultura e história

MemóriasViagenssvg23 Min Leitura
Post Image

No dia 23 de dezembro de 2022 chegamos a Montevideo. Passamos a véspera e o dia de Natal por lá e tivemos até o dia 29 de dezembro para explorar e conhecer a capital uruguaia. A maior parte do nosso tempo foi gasto dentro da Ciudad Vieja, e são de lá a maioria das nossas lembranças.

Gosto de acordar cedo para aproveitar o dia melhor, mas em Montevideo as coisas só começam a funcionar a partir das 10 horas, e alguns museus somente na parte da tarde. Ou seja, todas as manhãs eu aproveitava para tomar um café tranquilamente, ler meus e-mails e planejar o dia, pesquisando na internet e conversando com meu parceiro sobre as coisas que ele tinha vontade de conhecer. E foi assim, que nossas férias se tornaram o que vou contar para vocês agora!

DIA 1 - Chegada e jantar no Hard Rock Café Montevideo (23 de dezembro de 2022)

CHEGADA

Era fim de tarde do dia 23 quando fizemos o check-in no Hotel Palacio, na Calle Bartolomé Mitre (Hotel Palacio – TripAdvisor). Não tem café da manhã incluído na diária, mas os funcionários são extremamente simpáticos e todas as manhãs oferecem café. Amei ali, e voltaria com certeza!

Por recomendação do hotel, deixamos nosso carro em um estacionamento privado (Estacionamiento Mitre) e daquele momento em diante teríamos que nos virar, caminhando, usando transporte público ou recorrendo ao Uber. Pelo Google Maps foi fácil aprender como usar ônibus por lá, o custo da passagem era 48 pesos uruguaios. Inclusive, nosso primeiro passeio na cidade, foi uma mistura de conhecer os arredores do hotel, e aprender a se locomover por ali.

HARD ROCK CAFÉ MONTEVIDEO

Ônibus acabou sendo nosso principal meio de transporte na estadia nessa cidade, e foi assim que chegamos ao Hard Rock Café Montevideo para jantar na nossa primeira noite. O local é bastante divertido, mas você precisa estar ciente de que vai pagar caro por uma refeição ali. Encerramos a noite cedo, mas animados para os próximos dias da viagem e ansiosos por mais!

DIA 2 - Véspera de Natal (24 de dezembro de 2022)

PERAMBULANDO PELA CIDADE

Tomamos café e também comemos croissants de cortesia do hotel (lá eles chamam de media lunas). Foi neste dia que aprendemos com as recepcionistas e camareiras do hotel, que nesta cidade nada funciona antes das 10 horas da manhã. Uma delas, nos deu detalhes do que as pessoas da cidade costumavam comer na véspera de natal, e nos deu as dicas do que comprar no mercado para preparar um prato chamado picadas.

Depois fomos em mais uma aventura de ônibus, passamos por alguns contratempos, que nos levaram a melhor Experiência gastronômica em Montevideo, e o tempo passou bem rápido.
No meio da tarde fomos a Librería Más Puro Verso, onde passamos duas horas admirando a arquitetura e a coleção de livros. Tomamos café e depois conversamos com um dos vendedores. Perguntei para ele “Se eu fosse ler apenas um livro de um escritor uruguaio, qual deveria ser esse livro?” Ele sugeriu duas opções, mas ficou clara sua admiração pela obra de Horacio Quiroga e foi assim que fizemos a escolha e a compra do livro Cuentos de amor de locura y de muerte. A cidade em geral tem diversas livrarias, para os amantes de livro sobram opções de onde ir!

PICADAS, VINHO E DURO DE MATAR

De volta ao hotel, com os utensílios que os funcionários nos emprestaram para a noite, abrimos um vinho e preparamos o prato de picadas. O que nada mais é, do que uma mescla de queijos, salames e outros frios com frutas frescas (escolhemos cerejas e uvas). Em alguns casos você também pode incluir pães e patê, veja nossa versão na foto, acompanhada de uma garrafa de vinho Merlot.

Admito que foi um pouco estranho não ter aquela ceia farta de natal, que é como se costuma celebrar a véspera na minha família, mas foi uma experiência diferente inspirada nos locais. Inclusive, compartilhei a foto das picadas com a recepcionista que nos ensinou sobre o prato, e ela mandou de volta uma foto das picadas que ela montou com a família. Aquilo reforçou ainda mais nossa sensação de imersão com a cultura local. Depois da refeição, assistimos Duro de Matar (que meu parceiro insiste ser o melhor filme de natal) e perto da meia-noite subimos ao terraço, pois havíamos recebido mais uma dica sensacional.

Em Montevideo, quando a véspera se encerra e é oficialmente 25 de dezembro, há uma longa sequência de fogos de artifício — como se fosse a virada de ano. Havia outros hóspedes no terraço do hotel conosco, e foi realmente lindo assistir à cidade comemorando a chegada do Natal!

DIA 3 - Natal em Montevideo (25 de dezembro de 2022)

O DIA MAIS TRANQUILO DA VIAGEM
Pela manhã, a tradicional troca de presentes. Enrolamos um pouco no hotel, e depois saímos caminhando pela cidade sem rumo definido. Foi difícil este dia, eu estava um pouco assustada, pois parecia uma cidade diferente. Havia pouco policiamento, poucas pessoas nas ruas, QUASE TODOS os estabelecimentos fechados e alguns indivíduos com comportamentos suspeitos. Fomos onde era o MENOS RECOMENDADO, descendo as ruas até o porto. Reforço aqui que NINGUÉM deveria seguir esse exemplo, pois é uma região perigosa e por ser dia de Natal estava ainda mais vazio e suspeito. Nessa manhã, além do porto, também caminhamos pela rambla, passamos pelo templo inglês e pelo mercado público. Conhecemos algumas praças da Ciudad Vieja, e entramos no prédio da presidência para tirar uma foto com a escultura dos senhores jogando pôquer (com a autorização dos guardas, claro!). Passamos pelo Teatro Solís e fizemos uma nota mental de comprar ingressos para uma das noites de apresentação. Nossas refeições desse dia foram os restos do dia anterior acompanhados de cerveja!

DIA 4 - Aprendendo a história da cidade (26 de dezembro de 2022)

MUSEUS E UM PRATO TÍPICO

Começamos o dia com uma visita ao Museo de Las Migraciones (Tripadvisor). Vimos a exposição das Fallas de Valencia (um evento anual na Espanha) e outra sobre a mescla da culinária oriental com a uruguaia. Por último, chegamos a um espaço aberto onde pudemos observar partes da antiga muralha da Ciudad Vieja. Foi nesse dia que descobrimos que antigamente Montevideo era somente aquela região da Ciudad Vieja, e por questões de segurança, era protegida por uma muralha. Descobrimos também que o portal que fica na praça perto do nosso hotel, é onde ficava a antiga entrada da cidade, a Puerta de la Ciudadela.

Na sequência, almoçamos no Mercado Público e provamos o churrasco uruguaio. Tomamos um café e nos preparamos para ir a uma visita guiada ao Cabildo de Montevideo (Museo histórico) — tudo isso nos arredores do hotel, estávamos em uma ótima localização ali! A visita guiada era gratuita e foi um complemento ao que vimos nas muralhas, aumentando nosso conhecimento sobre a história da cidade. Compreendemos um pouco mais sobre o processo de independência do país, sua aproximação com a Argentina, entre outros fatos históricos que não ouso tentar explicar, pelo seu alto nível de complexidade. Em resumo, foi um passeio simples, mas enriquecedor! Na saída, atravessamos a rua e aproveitamos para conhecer a Catedral Basílica da Imaculada Conceição, São Felipe e São Tiago de Montevidéu, fizemos nossa oração, e saímos em silêncio.

PALÁCIO E FAST FOOD

Lembra da nota mental de comprar ingressos para o Teatro Solís? Fizemos a compra para a noite de 28 de dezembro e nos avisaram para chegar cedo que teria uma pequena charla sobre a ópera, antes da apresentação.

Caminhamos, então, até o Palacio Salvo, fizemos mais uma visita guiada (desta vez, paga) e conhecemos a parte interna daquele monumento histórico. A construção foi um dia um hotel de luxo e hoje se divide entre apartamentos residenciais e salas comerciais, e também abriga o Museo del Tango (cuja entrada está incluída no valor da visita guiada). Valeu muito a pena, principalmente com a vista que tivemos lá do alto. Recomendo!

Encerramos o dia com um lanche no Mostaza (uma rede de fast food argentina) e fomos para o hotel descansar para o dia seguinte!

Fotos da minha fototeca pessoal (Dez.2022).

DIA 5 - Dia tranquilo e noite agitada (27 de dezembro de 2022)

LETREIRO, CAFÉ E MUSEU

Este foi um dia que decidimos aproveitar mais a parte da noite, então fizemos pouco durante o dia. Na parte da manhã demos uma caminhada pela rambla, visitamos o letreiro de Montevideo e almoçamos em um espaço chamado Mercado Williman (muito legal o ambiente e diversas opções de comida). Logo em seguida, fomos enfim ao Central Friends Dinner & Coffee Shop, um restaurante temático e com a decoração divertida. Também incluímos nesta tarde, uma visita ao Museo Zorrilla, que costumava ser a casa de Juan Zorrilla, O Videoanimado del Museo Zorrilla (DNC-MEC) foi o que nos convenceu a fazer a visita. Assista e decida se você tem curiosidade em ir lá também! Ah, aproveitamos que estava perto e caminhamos até o Faro de Punta Carretas. NÃO RECOMENDO! Ambiente com forte odor, pois está próximo a uma estação de tratamento, e há outros lugares mais bonitos para apreciar o mar na cidade.

NOITE DE DANÇA E MÚSICA

Meio da tarde já estávamos no hotel, descansamos um pouco, e nem me recordo o que comemos nesta noite, só sei que quando chegou a noite estávamos prontos para ir ao show no restaurante El Milongón. A apresentação era composta de três partes: um show de música folclórica, um show de tango e outro de candombe. Foi extremamente divertido, com uma grande mescla de vozes e danças, cores e estilos. Adoramos a noite!

O custo foi um tanto alto, 40 dólares por pessoa e incluía uma taça de vinho. Tinha opção de pagar mais para que também incluíssem um jantar, mas vimos diversas recomendações na internet que não valia tanto a pena esta opção. Alerta: aqui tivemos uma surpresinha, eles só aceitavam pagamento em cartão se fosse em dólares. Então, pagamos uma entrada em pesos uruguaios (não havíamos levado muito dinheiro físico) e outra com cartão. Detalhe, na mesma hora que eu soube isso, fiz a conversão do meu saldo disponível na conta da Wise em reais, para dólares e assim conseguimos pagar a conta.

Obrigada mais uma vez, a minha amiga Clau, pela dica do cartão Wise! haha

DIA 6 - Melhor dia da viagem (28 de dezembro de 2022)

VISITA GUIADA NO PALACIO LEGISLATIVO

Começamos o dia com o trajeto de ônibus até o Palacio Legislativo del Uruguay, era uma quarta-feira e poderíamos pagar pela visita guiada (não são todos os dias que tem esta opção). Chegamos um pouco cedo, então caminhamos ao redor da construção e mais uma vez deslumbrados com o poderio dos prédios espanhóis.

Por dentro, a riqueza de detalhes ganhou sentido com as explicações da nossa guia, ressaltando a beleza dos vitrais, indicando os tipos de metais e pedras utilizadas na construção, os significados das esculturas e exemplificando as escolhas simétricas por toda parte. Visitamos a biblioteca e descobrimos que tudo que for impresso em papel no país precisa que um exemplar original seja enviado para a Biblioteca do Palácio Legislativo também (desde jornais a livros, tudo, é lei). E o mais surpreendente, foi que tivemos a chance de visitar a câmera de deputados (vazia) e com a autorização dos guardas e acompanhada pela guia do palácio, acompanhamos alguns poucos minutos de uma sessão da Cámara de Senadores.

Fiquei bastante impressionada com a imponência do prédio, e com a experiência de circular pela construção com a sábia guia.

Dica: optamos pela visita em espanhol, e conosco havia apenas mais um casal de brasileiros, o que foi uma experiência de imersão mais intensa também, recomendo que façam o mesmo. A guia que levou os demais turistas (brasileiros), tinha um grupo bem grande para acompanhar e acredito que a experiência seja diferente quando há muitas pessoas para dar atenção.

MAIS CAFÉ E O ÚLTIMO MUSEU

O Mercado Agricola Montevideo (MAM) fica há poucos minutos do Palacio Legislativo, e foi para lá que seguimos ao final da visita. O local é bastante turístico, tinha até uma loja da Fini (tentação). Não foi exatamente o que eu estava esperando, mas gostei do ambiente e ficamos um tempo por lá. Almoçamos no restaurante FrescoMar Gourmet, depois fomos ao El Palacio del Café (que existe desde 1937) onde tomamos um café e comemos uma tortinha maravilhosa. Melhor café dos que tomamos na viagem!

De lá, seguimos para o Museo Nacional de Historia Natural, foi legal ver a representação em tamanho real de alguns animais e fechar nossas visitas aos museus! Voltamos ao hotel, organizamos a maior parte das nossas coisas para ir embora no dia seguinte e inclusive compramos algumas coisinhas no mercado com o resto de pesos uruguaios que ainda tínhamos “sobrando”. Assim que nos equipamos com algumas cervejas e vinhos (limite de bebida alcoólica que poderíamos levar ao Brasil eram 12 litros por pessoa), pacotes de alfajor e um pote de doce de leite, entre outras coisinhas.

¡OH, DIOS, FATAL MANZANA!

Nossa última noite não poderia ter sido melhor, a arquitetura do Teatro Solís era fantástica e só de estar lá dentro eu já me sentia abençoada. Descobrimos que este foi o primeiro teatro da América do Sul, e ele segue o modelo dos demais prédios da região, imponente e cheio de detalhes.

A breve palestra antes da “ópera” foi uma atração por si só, com a explicação do que estaríamos prestes a assistir. Vou colocar em tópicos os principais pontos da charla, conduzida pelo maestro da orquestra da noite:

• La Bella Helena de Jacques Offenbach é, na verdade, uma opereta;
  • Operetas são uma mescla de ópera, orquestra e representação teatral, em que o canto e a fala se alternam;
  • Operetas costumam ser leves, e conter humor mesmo falando de temas sérios;
  • A opereta que iríamos assistir surgiu em uma época na França, em que grande parte de Paris havia sido destruída, para ser reconstruída. Corrupção era um tema delicado e não poderiam falar disso abertamente;
  • A versão em espanhol que trouxeram, traduzida e adaptada por China Zorilla e Antonio Larreta, foi apresentada há muitos anos na cidade. Ela precisou ser reconstruída através de pedaços coletados de diversas partes, e com a ajuda de um local, fã de teatro, que gravava as apresentações teatrais na cidade, e tinha La Bella Helena no seu arquivo.

Ter conhecido esses detalhes antes da apresentação, fez muita diferença para a compreensão e apreciação da obra. Voltamos ao hotel ainda fascinados pelo talento dos artistas!

DIA 7 - Chegou a hora de ir embora (29 de dezembro de 2022)

SEM EMOÇÃO

O último dia, não teve muita emoção. Tivemos mais um café da manhã tranquilo no hotel, organizamos nossas coisas para ir embora, demos adeus às recepcionistas e retiramos o carro do estacionamento privado.

Aproximadamente às 7h30min saímos de Montevideo, às 14h chegamos na fronteira com o Brasil (cidade de Jaguarão) e às 1h30min do dia 30 de dezembro chegávamos em Florianópolis.

Não foi tão fácil relembrar os detalhes, então posso ter esquecido alguns pontos, mas agradeço quem leu e reviveu esses dias comigo através da leitura deste post.

Um abraço,
– Daia

Outros artigos que podem te interessar:

Daiane de Oliveira

Uma Potterhead viciada em café, apaixonada pela coleção de pandas que começou quase sem querer. Fã da Taylor Swift, assiste Gilmore Girls repetidamente, vive um relacionamento saudável e feliz, e recém começou a praticar yoga para ajudar a encontrar um balanço entre todas as suas atividades.