C
a
r
r
e
g
a
n
d
o
.
.
.
Close
svg
svg0

Your cart is currently emptyReturn to shop

svg
daia 27 de setembro de 2022

Notas sobre o LIVRO: O Nome do Vento, escrito por Patrick Rothfuss – Tradutora: Vera Ribeiro

CuriosidadesLivrossvg6 Min Leitura
Post Image

Ciência, magia… e música!

Eu já li esse livro duas vezes. A primeira foi lá por… 2010? Já não lembro mais. Também havia esquecido muitos detalhes da história e tinha muita vontade de reler, por isso no decorrer desse ano foi o que fiz. Algumas partes fui lembrando enquanto lia, outras eu senti a emoção e tensão como se estivesse chegando com o Kvothe na universidade pela primeira vez. 

 

O autor, Patrick Rothfuss criou um universo autêntico e intrigante, que convida os leitores a desvendar os mistérios lado a lado com o personagem, na sua trajetória de esforço e superação. Desde a sua vida na rua até o ingresso na escola de magia e o que veio depois, mas prefiro não contar aqui, me conectei com o garoto como se fôssemos amigos, torcendo por um final feliz. Houve momentos que eu precisava parar de ler, pois tinha que acordar cedo no dia seguinte, mas simplesmente não conseguia. Até houve um capítulo ou outro que não foi assim tão cativante, mas tudo se encaixa.

 

Esse é apenas o primeiro, de uma série que se chama, As Crônicas do Matador do Rei. E apesar desse livro ser uma fantasia, aprendi com esse modelo/guia da Elizabeth Filips, a explorar melhor o meu processo de leitura e retenção de informação. Por isso, aproveito a oportunidade para compartilhar alguns aprendizados e citações favoritas.

Aprendizados

Defina prioridades e limites para si mesmo.

Cuidado ao tentar fazer coisas demais simultaneamente. O excesso de atividades, ao invés de acelerar as coisas, pode causar a interrupção de tudo, quando se atinge um estágio de exaustão.

Entenda que seus amigos também devem ser uma prioridade. Eles deixam a vida mais leve e gostosa de se viver.

Não acredite que “se virar” é bom o suficiente.

Sei que não conseguimos ser ótimos em tudo, mas aquilo que for importante para você, merece dedicação. Se esforce e aprenda o que tem que aprender, o máximo que for possível. Haja como se o seu objetivo fosse deixar sua mãe orgulhosa!

Aqui complemento com um exemplo pessoal, que está relacionado a minha busca por certificações nos idiomas (inglês e espanhol) e minha especialização como tradutora (em andamento, na PUC/PR). Algumas pessoas comentam o quanto isso é “desnecessário” e ninguém vai cobrar um certificado a menos que eu venha a me candidatar para um mestrado. Ainda assim, mesmo que eu “não use” essas certificações, elas representam uma conquista pessoal e profissional. São uma demonstração do quanto eu me esforço e me dedico ao aprendizado de idiomas, pois não quero apenas “me virar” nos idiomas com que trabalho, quero me tornar a melhor profissional possível. E nesse ramo, pelo menos, a busca por aprendizado é eterna.

Citações favoritas

O livro todo é rico em reflexões e frases de impacto, mas escolhi algumas que gostaria de destacar. Indiquei a página para complementar a referência, segue a listagem:

A diferença é entre dizer uma coisa a alguém e dizer alguma coisa sobre alguém. A primeira pode ser grosseria, mas a segunda é sempre mexerico.
O nome do vento | A Crônica do Matador do Rei: Primeiro dia - Pág. 81

O dia em que nos inquietamos com o futuro é aquele em que deixamos a infância para trás.

O nome do vento | A Crônica do Matador do Rei: Primeiro dia - Pág. 83

Essa é minha escolha número um. Onde o ponto maior de atenção está na INQUIETAÇÃO.

 

Quando crianças nós pensamos no futuro, mas não nos preocupamos com ele, não de verdade.

 

A despedida da infância nunca foi tão bem descrita, quanto nesse trecho.

Quem consegue encontrar alguém assim, alguém a quem abraçar e com quem fechar os olhos para o mundo, é uma pessoa de sorte.
O nome do vento | A Crônica do Matador do Rei: Primeiro dia - Pág. 111
“O excesso de verdade confunde os fatos. O excesso de franqueza nos faz soar insinceros.”
O nome do vento | A Crônica do Matador do Rei: Primeiro dia - Pág. 181​

Enfim...

Recomendo a leitura e estou ansiosa para começar os próximos livros da série. E você, ficou com vontade de ler também?

Aos que já conhecem, sintam-se bem vindos para complementar minhas anotações ou incluir suas citações favoritas nos comentários!

4/5

Detalhes Técnicos

Nome do livro: O nome do Vento | A Crônica do Matador do Rei: Primeiro dia
Autor: Patrick Rothfuss
Editora: Editora Arqueiro; 1ª edição (21 julho 2009)
Tradutora: Vera Ribeiro
Idioma: Português
Nº de páginas: 656
Link – Amazon

Daiane de Oliveira

Uma Potterhead viciada em café, apaixonada pela coleção de pandas que começou quase sem querer. Fã da Taylor Swift, assiste Gilmore Girls repetidamente, vive um relacionamento saudável e feliz, e recém começou a praticar yoga para ajudar a encontrar um balanço entre todas as suas atividades.

5 Comentários

Deixe um comentário