ORIGEM
A origem desse feriado, ao contrário do que muitos podem pensar, não foi nos Estados Unidos. Há evidências de que as raízes do Dia das Bruxas vêm de diversas culturas, uma delas é a celta. No século XVIII existia um festival celta chamado Samhain (termo que significa “fim do verão”), começava no dia 31 de outubro e durava três dias.
Durante o Samhain, fogueiras eram acesas para celebrar a abundância de comida depois da época de colheita. Nesse período de transição de estações, os celtas acreditavam que os limites entre o mundo real e sobrenatural estavam instáveis, possibilitando que mortos, espíritos malignos e outros seres sobrenaturais vagassem entre os seres humanos. Foi com isso que surgiu o costume de usar lanternas nesse feriado: para iluminar as ruas e afastar os maus espíritos; assim como as fantasias, que eram usadas para evitar o reconhecimento por parte desses seres sobrenaturais. Até meados do século XVIII, o Dia de Todos os Santos acontecia no dia 13 de maio, até que o Papa Gregório III mudou a data para o dia 1.º de novembro e, com isso, ao longo do tempo os dois feriados acabaram se misturando e influenciando o que conhecemos hoje como Halloween.
TRICK OR TREAT (DOCES OU TRAVESSURAS)
O famoso ritual de “Doces ou Travessuras” surgiu também com o Samhain. Uma das teorias é que a prática original que quem fazia essa passeata pedindo comida, eram as pessoas mais pobres que se ofereciam para entreter a vizinha mais rica em troca de recompensas. Outra teoria é baseada em pedir contribuições para que o festival acontecesse. Seja como for, quando houve a mistura com o feriado cristão, o costume virou nas crianças irem de casa em casa, fazendo rimas e orando pelos mortos e, em troca, as pessoas as presenteavam com bolos, que representavam as almas se libertando do purgatório.
Quando o feriado chegou nos Estados Unidos, a prática mudou novamente. As crianças pediam doces e, caso não os recebessem, fariam alguma travessura, daí o nome do ritual nos dias de hoje.
HALLOWEEN EM NÚMEROS
Outra questão ligada diretamente à economia são as abóboras. Existem pumpkin patchs (fazendas dedicadas exclusivamente ao cultivo de abóboras) altamente competitivas no período do Halloween, nos Estados Unidos. Essas fazendas só ficam abertas a partir da metade de setembro até metade de novembro e conseguem se manter durante todo o ano porque vender diretamente ao consumidor nessa época se torna muito mais lucrativo do que vender para grandes empresas, mesmo com a sazonalidade. Um acre de abóboras, onde a unidade custa 4,83 dólares, pode ser convertido em um ganho de US$3 mil a US$8 mil dólares, porém esses resultados dependem também do valor gasto com sementes, fertilizantes, mão de obra, marketing e outros custos de produção. Além disso, esses locais abusam da criatividade para adicionar atividades e melhorar a experiência das pessoas que vão em busca das melhores abóboras para compra, com locais para tirar foto e postar no Instagram, oferta de comidas feitas de abóbora ou maçã, entre outros. Tudo isso, para aumentar a visibilidade da pumpkin patch contra as concorrentes e aumentar a rentabilidade do negócio.
Você pode assistir esse vídeo aqui, da onde extraí esses números, para obter mais detalhes: The Economics of Pumpkin Patches | Hustlenomics
HALLOWEEN NO BRASIL
Além disso, devido à influência da cultura dos Estados Unidos no Brasil, o Dia das Bruxas tem se tornado bastante popular em terras brasileiras e é muito comum ver cada vez mais pessoas celebrando a data por aqui. Desde 2003, o dia 31 de outubro é também o Dia do Saci. A data foi criada devido à resistência de algumas pessoas em celebrar um feriado estrangeiro e ignorar o folclore brasileiro.
A celebração do Dia do Saci, infelizmente, não se popularizou entre a população. Porém, quantas festas de Halloween você já não viu sendo anunciadas por aí?
MINHAS EXPERIÊNCIAS, PERCEPÇÕES E DICAS DE FILMES
Devo confessar que uma das maiores vantagens de ter morado em uma cidadezinha pequena como morei, é ter podido participar ativamente dos eventos da comunidade, conhecer as crianças e os vizinhos e celebrar esse famoso o Halloween com eles. Agora, 10 anos depois, celebro a data assistindo filmes de terror e compartilhando com meus alunos, as experiências e memórias que tenho daquela época, e aproveito também para dar algumas sugestões se você quiser passar medo esse fim de semana também, haha! Segue a lista: Halloween: A Noite do Terror (1978); O Estranho Mundo de Jack (1993); Psicose (1960); Os Inocentes (1961); O Exorcista (1973) ou Abracadabra (1993) se quiser assistir com seus filhos!
Obrigada Gabriela Boing, pelo apoio nas pesquisas sobre a origem do Halloween!
Daiane de Oliveira
Uma Potterhead viciada em café, apaixonada pela coleção de pandas que começou quase sem querer. Fã da Taylor Swift, assiste Gilmore Girls repetidamente, vive um relacionamento saudável e feliz, e recém começou a praticar yoga para ajudar a encontrar um balanço entre todas as suas atividades.
Pingback: Entenda como encontrar sua motivação vai te ajudar a aprender um novo idioma! - daia deoli
Pingback: Road trip pelo Uruguai: rota, documentação, câmbio, pagamentos e pedágios - daia deoli
Pingback: Viajando pela costa uruguaia - daia (daiane de oliveira)
Pingback: Natal em Montevideo: caminhadas, museus, cultura e história - daia (daiane de oliveira)